domingo, 18 de agosto de 2013

onde é que se arranja dupla personalidade



"não tenho casa, não tenho emprego mas...eu e o meu rabo estamos tão felizes aqui nesta praia a fazer inveja a vocês todos"

Num episódio de Seinfeld, está a Elaine a queixar-se ao Constanza sobre alguém que tinha sido mal educado para ela. Constanza, do alto da sua sabedoria, tenta convencer a Elaine a ir ter com a pessoa e confronta-la. Impressionada mas relutante com o conselho, a Elaine pergunta ao Constanza: “se fosses tu, era isso que farias?” ao que ele responde: “ Sim, se eu fosse uma pessoa totalmente diferente”.

Mal sabia o Constanza que anos mais tarde alguém inventaria o facebook. Porque na realidade, o que o facebook e outras redes sociais permitem fazer é ter dupla personalidade, é criar um personagem diferente e promove-lo de forma a dar a imagem que não se tem na realidade mas que se queria ter. 

Aquelas fotos previamente escolhidas, aquelas citações banais e tudo o resto à vontade do freguês para tornar toda a gente em alguém…cool. O facebook acaba por ser o plateau pessoal, a fachada, o para inglês ver. E é por isso que foi inventada a expressão “é meu amigo do facebook”. Hoje o Constanza podia ser a tal pessoa totalmente diferente. Pelo menos nas redes sociais.

By the way, este blog tem facebook. E é tão fixe!

Sem comentários:

Site Meter Site Meter